BThemes

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dragon Stop Motion

Dragon Stop Motion é um programa profissional para a criação e edição de stopmotions. Ao contrário da maior parte dos softwares de criação desse tipo de vídeo, que apenas participam ativamente na edição, o Dragon deve ser usado desde a captura até a finalização.

Por ser voltado para o uso profissional, a sua interface pode assustar, mas não se deixe enganar, assim que você entende o funcionamento do software, ele não se parece mais tão difícil. Tudo começa com a captura dos frames, que pode ser feita de diversas formas.

Conectando a câmera


Para capturar os frames que serão utilizados no stopmotion, você precisa de uma câmera fotográfica, uma filmadora ou mesmo uma webcam. Apesar de quase todas as câmeras serem suportadas pelo software, é preferível o uso de um equipamento mais avançado, para que seja possível a integração total.

Selecione a fonte de captura e vídeo

Para o melhor funcionamento do Dragon Stop Motion, o desenvolvedor recomenda o uso de câmeras com a opção de captura remota, para que ela seja completamente controlada através do software e para que seja possível a conexão com visualização ao vivo. Selecione a câmera como fonte de vídeo e de captura.

Assim que você criar uma nova cena, se a sua câmera possuir a possibilidade de captura remota, ela é detectada pelo programa e você pode começar a ajustar os controles principais. Uma das vantagens do Dragon Stop Motion é a possibilidade de que sejam aplicadas máscaras de formato nas imagens.

Isto é, você pode estar fotografando com uma câmera de formato standard 4:3 e aplicar uma máscara na sua imagem para que ela se pareça com uma fotografia widescreen (16:9). Para isso, na janela principal, clique no botão mostrado na figura a seguir:

Aplique a máscara e selecione a opacidade

Selecione o tamanho desejado e ajuste a opacidade da máscara no controle deslizante que é mostrado na figura. Do lado direito da tela existe também um ajuste de frames por segundo. Escolha o framerate que você deseja usar durante o filme.

Cinematografia


A janela de cinematografia é responsável pelos ajustes de fotografia, como a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Você pode fazer esses ajustes no painel lateral, basta deslizar os controles de cada configuração. Se a sua câmera possuir prévia ao vivo, o resultado disso será mostrado instantâneamente na tela.

Painel de ajustes de fotografia

Se você quiser, pode fazer algumas imagens de teste para saber como será o resultado final com as com figurações escolhidas. Outro ajuste importante na janela de cinematografia é o de foco. Clique no botão “Verificação de foco”, que se encontra no meio da janela, logo abaixo da prévia do vídeo e ajuste o foco manual na câmera. Atenção, isso só funciona para câmeras que possuem prévia ao vivo!

Capture a cena


Após configurar os ajustes da máquina, é hora de capturar os frames. Monte o cenário, ajuste a posição da câmera e pode começar! Na janela principal, clique em “Janela” e então em “Mostrar teclado numérico”. Você pode fazer isso só com atalhos, mas é bom utilizar essa “cola” no começo.

Tecládo numérico com os atalhos dos comandos

Capture os frames clicando no botão “Enter”, com a bolinha. Se você tiver alguma dúvida sobre o significado de cada tecla, pare o mouse sobre elas e é possível ver uma curta explicação. Crie todo o seu stopmotion capturando frames e movendo os objetos no cenário. É preciso bastante paciência, mas o resultado é ótimo. Veja este vídeo, capturado e editado utilizando o Dragon Stop Motion:







Com o vídeo pronto, é só exportar! Vá em “Arquivo” e escolha uma das cinco opções, que vão desde exportar para o QuickTime e exportar a sequência inteira de imagens até exportar a versão 3D (quando houver). O Dragon Stop Motion dispensa o uso de qualquer editor de vídeo na criação do seu stopmotion.

Trial


Por se tratar de um software disponível gratuitamente apenas para testes, algumas exigências são feitas na hora do download. Ao clicar para baixar o programa, você é redirecionado para o site do desenvolvedor e precisa informar um endereço de email válido, para poder receber uma mensagem com o link de download e um código único. O trial é válido por 30 dias, e após esse período não é possível usar o Dragon Stop Motion sem pagar pela licença.



Download

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates